Logos Bible Study

1João 3–4

Nova Tradução na Linguagem de HojeOther versions

Portuguese

Arabic

Czech

English

French

German

Greek

Hungarian

Italian

Korean

Latin

Russian

Simplified Chinese

Spanish

Traditional Chinese

Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus.4Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é.E todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro.

Quem peca é culpado de quebrar a lei de Deus, porque o pecado é a quebra da lei.Vocês já sabem que Cristo veio para tirar os pecados e que ele não tem nenhum pecado.5Assim, quem vive unido com Cristo não continua pecando. Porém quem continua pecando nunca o viu e nunca o conheceu.

Meus filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que faz o que é correto é correto, assim como Cristo é correto.Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito.

Quem é filho de Deus não continua pecando, porque a vida que Deus dá permanece nessa pessoa. E ela não pode continuar pecando, porque Deus é o seu Pai.A diferença clara que existe entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é esta: quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus.

Amem uns aos outros

A mensagem que vocês ouviram desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros.6Não sejamos como Caim, que pertencia ao Malignole matou o próprio irmão. E por que o matou? Porque o que Caim fazia era mau, e o que o seu irmão fazia era bom.7

Meus irmãos, não estranhem se as pessoas do mundo os odeiam.Nós sabemos que já passamos da morte para a vida e sabemos isso porque amamos os nossos irmãos. Quem não ama está ainda morto.8Quem odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem em si a vida eterna.Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos.Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus?Meus filhinhosm , o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações.

Coragem diante de Deus

É assimn , então, que saberemos que pertencemos à verdade de Deus e que o nosso coração se sente seguro na presença dele.Pois, se o nosso coração nos condena, sabemos que Deus é maior do que o nosso coração e conhece tudo.Portanto, meus queridos amigos, se o nosso coração não nos condena, temos coragem na presença de Deus.Recebemos dele tudo o que pedimos porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que agrada a ele.E o que ele manda é isto: que creiamos no seu Filho, Jesus Cristo, e que nos amemos uns aos outros, como Cristo nos mandou fazer.9Quem obedece aos mandamentos de Deus vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele. E, por causa do Espírito que ele nos deu, sabemos que Deus vive unido conosco.

4 O Espírito de Deus e o espírito do Inimigo de Cristo

Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte.É assim que vocês poderão saber se, de fato, o espírito é de Deus: quem afirma que Jesus Cristo veio como um ser humano tem o Espírito que vem de Deus.Mas quem nega isso a respeito de Jesus não tem o Espírito de Deus; o que ele tem é o espírito do Inimigo de Cristoo . Vocês ouviram dizer que esse espírito viria, e agora ele já está no mundo.

Meus filhinhosp , vocês são de Deus e têm derrotado os falsos profetas. Porque o Espírito que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo.Eles falam das coisas do mundo, e o mundo os ouve porque eles pertencem ao mundo.Mas nósqsomos de Deus. Quem conhece a Deus nos ouve, mas quem não pertence a Deus não nos ouve. É desse modo, então, que podemos saber a diferença que existe entre o Espírito da verdade e o espírito do erro.

Deus é amor

Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor. Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele. E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.

Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros.Nunca ninguém viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração.10A razão por que podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco é esta: ele nos deu o seu Espírito.E nós vimos e anunciamos aos outros que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo.Todo aquele que afirma que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive unido com ele, e ele vive unido com Deus.E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor.

Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele.Assim o amor em nós é totalmente verdadeiro para que tenhamos coragem no Dia do Juízo, porque a nossa vida neste mundo é como a vida de Cristo.No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo.

Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê.O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.

Read in Logos

Footnotes

  1. l3.12 Diabo (ver 1João 2:13, ).
  2. m3.18 Ver 1João 2:1, .
  3. n3.19 Isto é, pela prática do verdadeiro amor cristão (ver os versículos 16-18).
  4. o4.3 Ver 1João 2:18, .
  5. p4.4 Ver 1João 2:1, .
  6. q4.6 O escritor desta carta e os seus colegas que ensinavam a verdade cristã, em contraste com os falsos profetas (versículo 5).

Cross references

  1. 43.1 Jo 1:12
  2. 53.5 Jo 1:29
  3. 63.11 Jo 13:34
  4. 73.12 Gn 4:8
  5. 83.14 Jo 5:24
  6. 93.23 Jo 13:34; 15:12, 17
  7. 104.12 Jo 1:18