The Future of Bible Study Is Here.
Sign in or register for a free account to set your preferred Bible and rate books.
Fontes da Narrativa de Balaão
Os retratos conflitantes de Balaão e as inconsistências em Números 22–24 sugerem que a narrativa é extraída de várias tradições ou fontes. Por exemplo:
1. A história às vezes se refere a Deus como Yahweh e às vezes como Elohim.
2. Em Nm 22:20, Deus concede a Balaão permissão para ir com os moabitas. No entanto, em Números 22:22, ele está zangado com Balaão por ter ido e envia o anjo para derrubá-lo.
3. A história do burrito (Nm 22:22–35) pode ser facilmente removida do resto da história.
4. Existem quatro oráculos poéticos separados da narrativa (Nm 23:7–10, 18–26; 24:3–9, 15 –24). O primeiro oráculo inclui uma explicação de como Balaque pediu a Balaão para amaldiçoar Israel, criando a história para o oráculo.
5. Balaão é retratado de maneiras conflitantes, positivas e negativas, por toda a Bíblia.
6. Balaão lida principalmente com os moabitas e seu rei, Balaque. No entanto, os midianitas aparecem na narrativa, em estreita relação com os moabitas, em Nm 22:4, 7. Os midianitas não são mencionados novamente até Nm 25:6–18, onde a história muda, de ter os moabitas como inimigos para os midianitas.
Com relação à Hipótese Documentária, partes da narrativa podem ser identificadas com as fontes J (Yahwist), E (Elohist) ou P (Priestly), com base no nome "Yahweh" ou "Elohim ”É usado para Deus (J ou E), ou se o texto reflete os interesses sacerdotais (P). Por exemplo, Noth argumenta que Números 22–24 é uma combinação das fontes J e E, com J como narrativa básica e grandes seções de E tecidas nela. Ele atribui Números 22:1 a P porque vincula a história ao itinerário de viagem que estrutura o Pentateuco (Noth, Numbers, 171–72). Budd argumenta que a narrativa básica usou Elohim como o nome de Deus, e poderia ter sido uma tradição pré-israelita. Ele argumenta que um autor, que usava o nome Yahweh, adicionou à narrativa, incluindo a história do burro de Balaão (Nm 22:22–35), assim como o escritor P que adicionou Nm 22:1 (Budd, Numbers, 262). Ele vê o retrato positivo de Balaão mais cedo, e o negativo mais tarde, refletindo uma época em que uma visão mais negativa dos estrangeiros era atual (Budd, Numbers, 272).
Levine argumenta que, além de Nm 22:1–2, a narrativa era originalmente uma tradição independente sobre um vidente famoso. Em algum momento, a história do burro foi adicionada, além de outras adições. Em seguida, a história foi adicionada à narrativa do Pentateuco com a adição de Números 22:1–2, que a vincula ao incidente Baal-Peor em Números 25:1– 5 (Levine, Numbers, 137–38). Milgrom observa que a tradição rabínica se refere a esses capítulos como a “Seção de Balaão”, indicando a opinião deles de que “a história foi composta de forma independente e apenas posteriormente inserida ao corpo do Pentateuco” (Milgrom, Numbers, 185).
|
About Dicionário Bíblico Lexham (Conciso)A versão concisa do dicionário bíblico mais avançado. como um recurso digital, é fácil encontrar as informações certas. O DBL está engajado com os melhores e mais recentes estudos e está comprometido com a autoridade da Bíblia. Acreditamos que um recurso que une erudição e fé torna a Palavra de Deus mais acessível e mais compreensível - tudo para o evangelho de Cristo alcançar mais pessoas. O Dicionário Bíblico Lexham (Conciso) é um recurso acadêmico, mas o tornamos acessível a todos. Se fosse impresso, ele ocuparia milhares de páginas em vários grandes volumes, mas você pode transportar esse formato digital para qualquer lugar em um tablet ou outro dispositivo móvel. Muitos de nossos leitores até o usam para referência rápida durante os cultos matinais de domingo. Como queríamos que este dicionário complementasse o texto bíblico, colocamos as informações mais relevantes no início de cada artigo. Isso o torna uma ótima ferramenta para estudos bíblicos, aulas de escola dominical, pequenos grupos e, claro, seu próprio estudo pessoal. |
| Copyright |
Copyright 2021 Lexham Press. |
| Support Info | lbdconcise-pt |
Loading…