Estudo Bíblico Logos

Esdras 3–4

Nova Tradução na Linguagem de HojeOutras versões

Português

Alemão

Árabe

Chinês simplificado

Chinês tradicional

Coreano

Espanhol

Francês

Hebraico

Húngaro

Inglês

Italiano

Latim

Russo

Tcheco

3 O altar e os sacrifícios

Quando chegou o sétimo mês e os israelitas já estavam morando nas suas cidades, todo o povo se reuniu em Jerusalém.Então o sacerdote Josué, filho de Jozadaque, e os seus companheiros, os outros sacerdotes, e também Zorobabel, filho de Salatiel, e os seus parentes construíram o altar do Deus de Israel, para oferecer sobre ele os sacrifícios que manda a Lei de Moisés, homem de Deus.5Mesmo tendo medo da gente daquela região, eles construíram de novo o altar no lugar em que ele estava antes. Então começaram a oferecer sacrifícios sobre ele todas as manhãs e todas as tardes.6Além disso, comemoraram a Festa das Barracas de acordo com a Lei de Moisés, oferecendo cada dia os sacrifícios ordenados para aquele dia.7Trouxeram também os sacrifícios que deviam ser completamente queimados diariamente e os que deviam ser apresentados na Festa da Lua Nova e nas outras festas sagradas. E ofereceram também aquilo que traziam por vontade própria.8O povo começou a oferecer sacrifícios ao Senhor desde o dia primeiro do sétimo mês, antes mesmo que o Templo do Senhor começasse a ser construído de novo.

Começa a reconstrução do Templo

O povo deu dinheiro para pagar os pedreiros e carpinteiros; e deu comida, bebida e azeite para serem mandados às cidades de Tiro e Sidom. Essas coisas foram trocadas por madeira de cedro, que foi trazida por mar do Líbano até o porto de Jope. Tudo isso foi feito com a permissão de Ciro, rei da Pérsia.

E assim, no ano seguinte ao da sua volta, no segundo mês, os israelitas começaram a construir de novo o Templo de Deus, que fica em Jerusalém. Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Jozadaque, junto com os seus parentes, os sacerdotes e os levitas e todos os israelitas que haviam voltado para Jerusalém, pegaram firme no trabalho. Todos os levitas maiores de vinte anos foram encarregados de dirigir as obras.Josué e os seus filhos e irmãos formaram um grupo junto com Cadmiel e os seus filhos, que eram descendentes de Hodavias. Esse grupo dirigia os que trabalhavam na construção e era ajudado pelos levitas do grupo de famílias de Henadade.

Quando os construtores colocaram os alicerces do Templo, os sacerdotes ficaram de pé, vestidos com roupas especiais para aquela ocasião e com trombetas nas mãos. Os levitas descendentes de Asafe carregavam pratos musicais para louvar a Deus, o Senhor, de acordo com o que Davi, rei de Israel, havia mandado.9Uns cantavam louvores e agradeciam ao Senhor, e os outros respondiam. Eles diziam:

“O Senhor é bom,

e o seu amor pelo povo de Israel dura para sempre!”

E todo o povo gritava bem alto e louvava o Senhor porque a construção do seu novo Templo já havia começado.10Muitos sacerdotes, levitas e chefes de famílias eram velhos e tinham visto o primeiro Templo. Eles choravam alto ao verem que os alicerces do novo Templo haviam sido colocados. Mas os outros que estavam ali gritavam de alegria.E assim ninguém podia saber se o povo gritava de alegria ou se chorava, pois gritavam tão alto, que de longe se ouvia o barulho.

4 Os inimigos fazem parar as obras

Os inimigos das tribos de Judá e Benjamim souberam que os que haviam voltado da Babilônia estavam construindo de novo o Templo do Senhor, o Deus de Israel.Então foram falar com Zorobabel e com os chefes das famílias. Disseram o seguinte:

— Queremos construir o Templo junto com vocês. Nós adoramos o mesmo Deus que vocês e temos oferecido sacrifícios a ele desde o tempo de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos mandou morar aquib .11

Porém Zorobabel, Josué e os outros chefes das famílias israelitas responderam:

— Não precisamos que vocês nos ajudem a construir um templo para o Senhor, nosso Deus. Nós vamos fazer isso sozinhos, como Ciro, rei da Pérsia, mandou.

Então a gente daquela região fez tudo para desanimar os israelitas e para pôr medo neles a fim de parar a construção.Além disso, deram dinheiro a certos funcionários do governo para que estes atrapalhassem os planos dos israelitas. E os inimigos fizeram isso durante todo o tempo em que Ciro foi rei da Pérsia, até o reinado de Dario, rei da Pérsiac .

Uma carta para o rei

No começo do reinado de Xerxesd , os inimigos escreveram uma acusação contra os moradores de Judá e de Jerusalém.12

Bislã, Mitredate, Tabeel e os seus companheiros escreveram uma carta a Artaxerxese , rei da Pérsia. A carta foi escrita em aramaicofe traduzida para a língua persa.Reum, que era o governador, e Sinsai, o escrivão, também escreveram uma carta ao rei Artaxerxes contra os moradores de Jerusalém. A carta dizia:

“Esta carta é enviada por Reum, o governador, e Sinsai, o escrivão, junto com os seus companheiros, os juízes e todos os outros funcionários, que são naturais de Ereque, da Babilônia e de Susã, na terra de Elão,e junto com os outros povos que o grande e poderoso Assurbanipalgtirou dos seus países e levou para morar na cidade de Samaria e no resto da província do Eufrates-Oesteh .”

A carta continuava assim:

“Ao rei Artaxerxes, os seus servidores da província do Eufrates-Oeste escrevem o que segue:

“Ó rei, levamos ao seu conhecimento que os judeus que o senhor mandou para cá chegaram a Jerusalém e estão construindo de novo essa cidade rebelde e má. Já começaram a levantar as muralhas e logo vão acabar esse trabalho.É bom que o rei também saiba que, se essa cidade for reconstruída, e se as suas muralhas forem levantadas de novo, essa gente não vai querer pagar nenhum imposto nem taxas, e por causa disso o rei terá muito prejuízo.Como nós somos seus servidores, não queremos que o senhor fique prejudicado. Por isso, sugerimosque o senhor mande fazer uma investigação nos arquivos dos seus antepassados. Se fizer isso, descobrirá que Jerusalém é uma cidade rebelde e que, desde os tempos antigos, ela tem dado trabalho aos reis e aos governadores das províncias. Em outros tempos, tem havido revoltas nela, e por isso ela foi destruída.Portanto, ó rei, nós estamos certos de que, se essa cidade for construída de novo, e se as suas muralhas forem consertadas, o senhor não poderá mais controlar a província do Eufrates-Oeste.”

A resposta do rei

Então o rei Artaxerxesimandou a seguinte resposta:

“A Reum, o governador, a Sinsai, o escrivão, e aos seus companheiros que vivem em Samariaje no resto da província do Eufrates-Oeste: Saudações.

“A carta que vocês mandaram foi traduzida para a língua persa e lida para mim.Então mandei que fizessem uma investigação, e descobriu-se que, desde os tempos antigos, Jerusalém tem se revoltado contra a autoridade do rei e que ela sempre esteve cheia de rebeldes e de criadores de casos.Reis poderosos reinaram ali e governaram toda a província do Eufrates-Oeste, e o povo lhes pagava impostos e taxas.Portanto, dêem ordens para que parem as obras. Essa cidade não será construída de novo enquanto eu não mandar.Cumpram essa ordem com todo o cuidado para evitar que eu tenha mais prejuízos.”

A carta do rei Artaxerxes foi lida para Reum, para Sinsai e para os seus companheiros. Então todos eles foram imediatamente a Jerusalém e, ameaçando os israelitas com armas, os obrigaram a parar as obras.

A reconstrução do Templo

O trabalho da construção do Templo havia sido interrompido e tinha continuado parado até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsial .13

Ler no Logos

Notas de rodapé

  1. b4.2 Isto é, desde 676 antes de Cristo.
  2. c4.5 A descrição destes acontecimentos continua no versículo 24. O que está descrito nos versículos 6 a 23 aconteceu quase cem anos mais tarde.
  3. d4.6 Xerxes em hebraico é “Assuero”. Ele começou a reinar em 485 antes de Cristo.
  4. e4.7 Artaxerxes I, que reinou de 464 a 423 antes de Cristo.
  5. f4.7 De 4:8 até 6:18 o texto vem escrito em aramaico, em vez de hebraico.
  6. g4.10 Assurbanipal reinou de 668 a 630 antes de Cristo.
  7. h4.10 No tempo em que era dominado pela Pérsia, o território de Judá fazia parte desta grande província persa, que ficava a oeste do rio Eufrates.
  8. i4.17 Artaxerxes I (ver Esdras 4:7, ).
  9. j4.17 Samaria é outro nome dado a Israel, o Reino do Norte (ver 1 Reis 21:1).
  10. l4.24 Ver Esdras 4:5, .

Referências cruzadas

  1. 53.2 Êx 27:1
  2. 63.3 Nm 28:1–8
  3. 73.4 Nm 29:12–38
  4. 83.5 Nm 28:11–29:39
  5. 93.10 1 Cr 25:1
  6. 103.11 1 Cr 16:34; 2 Cr 5:13; 7:3; Sl 100:5; 106:1; 107:1; 118:1; 136:1; Jr 33:11
  7. 114.2 2 Rs 17:24–41
  8. 124.6 Et 1:1
  9. 134.24 Ag 1:1; Zc 1:1