Logos Bible Study

Oséias 10.1–11.1

Nova Tradução na Linguagem de HojeOther versions

Portuguese

Arabic

Czech

English

French

German

Hebrew

Hungarian

Italian

Korean

Latin

Russian

Simplified Chinese

Spanish

Traditional Chinese

A destruição dos altares pagãos em Israel

O povo de Israel é como uma parreira cheia de uvas. Quanto mais ricos ficaram, mais altares construíram; e, quanto mais a nação progredia, mais colunas do deus Baal foram levantadas.Eles não são fiéis a Deus e agora eles terão de pagar pelo seu pecado. O Senhor quebrará os seus altares e derrubará as colunas do deus Baal.

Eles vão dizer: “Não temos rei porque não tememos a Deus. E, se tivéssemos um rei, o que é que ele poderia fazer por nós?”Eles só dizem mentiras; todos juram falso e fazem acordos que não pretendem cumprir. E aquilo que chamam de justiça é tão perigoso como a erva venenosa que cresce em campo arado.

O povo que mora em Samaria ficará com medo e chorará quando o bezerro de ouro de Bete-Avémpfor levado embora. Os sacerdotes pagãos ficarão desesperados ao perderem esse ídolo que era a sua glória,pois será levado para a Assíria como presente para o grande imperador. E o povo de Israel ficará com vergonha dos conselhos que seguiu.O rei de Israel será levado embora, como um cisco que é carregado pela correnteza.Os altares dos montes de Avémq , onde o povo adora ídolos, serão destruídos e ficarão cobertos de mato e de espinhos. O povo dirá às montanhas: “Caiam em cima de nós!” e aos montes: “Caiam em cima de nós!”10

Deus dá a sentença contra Israel

O Senhor Deus diz:

— Desde o tempo em que pecou em Gibeár , o povo de Israel não tem parado de pecar. Por isso, em Gibeá a guerra alcançará essa gente perversa.11Eu os atacarei e castigarei. Nações se ajuntarão contra eles quando eu os castigar por causa dos seus muitos pecados.

— Israel era como uma bezerra mansa que gosta de pisar o trigo para tirar a casca. Coloquei uma canga no seu belo pescoço para que ele puxasse o arado. Vou usar Judá e Israel para trabalharem na lavoura.Eu lhes disse: “Preparem os campos para a lavoura, semeiem a justiça e colham as bênçãos que o amor produzirá. Pois já é tempo de vocês se voltarem para mim, o Senhor, e eu farei chover sobre vocês a chuva da salvação.”12Mas, em vez disso, vocês plantaram a maldade, colheram a injustiça e comeram os frutos da mentira.

— Vocês confiaram nos seus carros de guerra e no grande número dos seus soldados,e por isso a guerra chegará até vocês, e as suas fortalezas serão destruídas. Acontecerá com vocês o mesmo que aconteceu quando o rei Salmã fez guerra contra Bete-Arbel: ele arrasou a cidade e despedaçou as mulheres e os seus filhos.É isso o que acontecerá com o povo de Israel por causa da sua grande maldade. E, quando o sol nascer, o rei de Israel morrerá.

11 Deus ama o seu povo desobediente

A respeito do povo de Israel, o Senhor Deus diz:

“Quando Israel era criança, eu já o amava

e chamei o meu filho, que estava na terra do Egito.13

Read in Logos

Footnotes

  1. p10.5 Maneira de falar de Betel (ver Oséias 4:15).
  2. q10.8 Avém em hebraico quer dizer “mal” ou “idolatria”; aqui se refere à cidade de Betel (ver Oséias 4:15).
  3. r10.9 Ver Oséias 9:9, .

Cross references

  1. 1010.8 Lc 23:30; Ap 6:16
  2. 1110.9 Jz 19:1–30
  3. 1210.12 Jr 4:3
  4. 1311.1 Êx 4:22; Mt 2:15