The Future of Bible Study Is Here.
Matthew 21:1–23:39
Jesus entra em Jerusalém Marcos 11:1–11; Lucas 19:28–40; João 12:12–19
1 Quando Jesus e os discípulos estavam chegando a Jerusalém, pararam no povoado de Betfagé, que fica perto do monte das Oliveiras. Dali Jesus enviou dois discípulos na frente, 2 com a seguinte ordem:
— Vão até o povoado que fica ali adiante e, logo que vocês entrarem lá, encontrarão uma jumenta presa e um jumentinho com ela. Desamarrem os dois e os tragam aqui.3 Se alguém falar alguma coisa, digam que o Mestre precisa deles. Assim deixarão vocês trazerem logo os animais.
4 Isso aconteceu para se cumprir o que o * profeta tinha dito:
5 “Digam ao povo de Jerusalém:
Agora o seu rei está chegando.
Ele é humilde e está montado num jumento
e num jumentinho, filho de jumenta.”160
6 Então os discípulos foram e fizeram o que Jesus havia mandado.7 Levaram a jumenta e o jumentinho, jogaram as suas * capas sobre eles, e Jesus montou.8 Da grande multidão que ia com eles, alguns estendiam as suas capas no chão, e outros espalhavam no chão ramos que tinham cortado das árvores.9 Tanto os que iam na frente como os que vinham atrás começaram a gritar:
— * Hosana ao * Filho de Davi!
Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!
Hosana a Deus nas alturas do céu!161
10 Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada, e o povo perguntava:
— Quem é ele?
— Este é o * profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia.
Jesus no Templo Marcos 11:15–19; Lucas 19:45–48; João 2:13–22
12 Jesus entrou no pátio do Templo e expulsou todos os que compravam e vendiam naquele lugar. Derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas. 13 Ele lhes disse:
— Nas * Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: “A minha casa será chamada de ‘Casa de Oração’.” Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões!162
14 Cegos e coxos iam encontrar Jesus no pátio do Templo, e ele os curava.15 Os chefes dos sacerdotes e os * mestres da Lei ficaram zangados quando viram as coisas maravilhosas que ele fazia e ouviram as crianças gritando no pátio do Templo:
— * Hosana ao * Filho de Davi!
— Você está ouvindo o que estão dizendo?
Jesus respondeu:
— Claro que sim! Será que vocês nunca leram a passagem das Escrituras Sagradas que diz: “Deus ensinou as crianças e as criancinhas a oferecerem o louvor perfeito”?163
17 Então Jesus os deixou, saiu da cidade e foi para o povoado de Betânia. E passou a noite ali.
Jesus e a figueira Marcos 11:12–14, 20–25
18 No dia seguinte, quando estava voltando para a cidade, Jesus teve fome. 19 Ele viu uma figueira na beira da estrada e foi até lá, mas não encontrou nada; só folhas. Aí disse para a figueira:
— Nunca mais dê figos!
E na mesma hora a figueira secou.20 Os discípulos viram isso, ficaram muito admirados e disseram:
— Como a figueira secou depressa!
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se tiverem fé e não duvidarem, vocês poderão fazer a mesma coisa que eu fiz com esta figueira. E não somente isso, mas vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar”, e isso acontecerá.164 22 Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração.
A autoridade de Jesus Marcos 11:27–33; Lucas 20:1–8
23 Jesus chegou ao Templo, e, quando já estava ensinando, alguns chefes dos sacerdotes e alguns líderes judeus chegaram perto dele e perguntaram:
— Com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu essa autoridade?
— Eu também vou fazer uma pergunta a vocês. Se me derem a resposta certa, eu direi com que autoridade faço essas coisas.25 Respondam: quem deu autoridade a João para batizar? Foi Deus ou foram pessoas?
Aí eles começaram a dizer uns aos outros:
— Se dissermos que foi Deus, ele vai perguntar: “Então por que vocês não creram em João?”26 Mas, se dissermos que foram pessoas, temos medo do que o povo pode fazer, pois todos acham que João era * profeta.
— Não sabemos.
— Então eu também não digo com que autoridade faço essas coisas! — disse Jesus.
28 Jesus continuou:
— E o que é que vocês acham disto? Certo homem tinha dois filhos. Ele foi falar com o mais velho e disse: “Filho, hoje você vai trabalhar na minha plantação de uvas.”
29 — Ele respondeu: “Eu não quero ir.” Mas depois mudou de idéia e foi.
30 — O pai foi e deu ao outro filho a mesma ordem. E este disse: “Sim, senhor.” Mas depois não foi.
31 — Qual deles fez o que o pai queria? — perguntou Jesus.
E eles responderam:
— O filho mais velho.
Então Jesus disse a eles:
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no * Reino de Deus antes de vocês.32 Pois João Batista veio para mostrar a vocês o caminho certo, e vocês não creram nele; mas os cobradores de impostos e as prostitutas creram. Porém, mesmo tendo visto isso, vocês não se arrependeram e não creram nele.165
Os lavradores maus Marcos 12:1–12; Lucas 20:9–19
33 Jesus disse:
— Escutem outra * parábola: certo agricultor fez uma plantação de uvas e pôs uma cerca em volta dela. Construiu um tanque para pisar as uvas e fazer vinho e construiu uma torre para o vigia. Em seguida, arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar.166 34 Quando chegou o tempo da colheita, o dono mandou alguns empregados a fim de receber a parte dele.35 Mas os lavradores agarraram os empregados, bateram num, assassinaram outro e mataram ainda outro a pedradas.36 Aí o dono mandou mais empregados do que da primeira vez. E os lavradores fizeram a mesma coisa.37 Depois de tudo isso, ele mandou o seu próprio filho, pensando: “O meu filho eles vão respeitar.”38 Mas, quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: “Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa.”
39 — Então agarraram o filho, e o jogaram para fora da plantação, e o mataram.
— E agora, quando o dono da plantação voltar, o que é que ele vai fazer com aqueles lavradores?
— Com certeza ele vai matar aqueles lavradores maus e vai arrendar a plantação a outros. E estes lhe darão a parte da colheita no tempo certo.
— Vocês não leram o que as * Escrituras Sagradas dizem?
“A pedra que os construtores rejeitaram
veio a ser a mais importante de todas.
Isso foi feito pelo Senhor
e é uma coisa maravilhosa!”167
— Eu afirmo a vocês que o * Reino de Deus será tirado de vocês e será dado para as pessoas que produzem os frutos do Reino.44 Quem cair em cima dessa pedra ficará em pedaços. E, se a pedra cair sobre alguém, essa pessoa vai virar pó.
45 Os chefes dos sacerdotes e os * fariseus ouviram as parábolas que Jesus contou e sabiam que ele estava falando a respeito deles.46 Por isso queriam prendê-lo, mas tinham medo da multidão porque o povo achava que Jesus era * profeta.
22 A festa de casamento Lucas 14:15–24
1 De novo Jesus usou * parábolas para falar ao povo. Ele disse:
2 — O * Reino do Céu é como um rei que preparou uma festa de casamento para seu filho.3 Depois mandou os empregados chamarem os convidados, mas eles não quiseram vir.4 Então mandou outros empregados com o seguinte recado: “Digam aos convidados que tudo está preparado para a festa. Já matei os bezerros e os bois gordos, e tudo está pronto. Que venham à festa!”
5 — Mas os convidados não se importaram com o convite e foram tratar dos seus negócios: um foi para a sua fazenda, e outro, para o seu armazém.6 Outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.7 O rei ficou com tanta raiva, que mandou matar aqueles assassinos e queimar a cidade deles.8 Depois chamou os seus empregados e disse: “A minha festa de casamento está pronta, mas os convidados não a mereciam.9 Agora vão pelas ruas e convidem todas as pessoas que vocês encontrarem.”
10 — Então os empregados saíram pelas ruas e reuniram todos os que puderam encontrar, tanto bons como maus. E o salão de festas ficou cheio de gente.11 Quando o rei entrou para ver os convidados, notou um homem que não estava usando roupas de festa12 e perguntou: “Amigo, como é que você entrou aqui sem roupas de festa?”
— Mas o homem não respondeu nada.13 Então o rei disse aos empregados: “Amarrem os pés e as mãos deste homem e o joguem fora, na escuridão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.”168
— Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos.
A pergunta sobre os impostos Marcos 12:13–17; Lucas 20:20–26
15 Os * fariseus saíram e fizeram um plano para conseguir alguma prova contra Jesus.16 Então mandaram que alguns dos seus seguidores e alguns membros do partido de Herodess fossem dizer a Jesus:
— Mestre, sabemos que o senhor é honesto, ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige e não se importa com a opinião dos outros, nem julga pela aparência.17 Então o que o senhor acha: é ou não é contra a nossa * Lei pagar impostos ao Imperador romano?
18 Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu:
— Hipócritas! Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim?19 Tragam a moeda com que se paga o imposto!
Trouxeram a moeda,20 e ele perguntou:
— De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda?
— São do Imperador.
Então Jesus disse:
— Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus.
22 Eles ficaram admirados quando ouviram isso. Então deixaram Jesus e foram embora.
A pergunta sobre a ressurreição Marcos 12:18–27; Lucas 20:27–40
23 Naquele mesmo dia chegaram perto de Jesus alguns * saduceus, afirmando que ninguém ressuscita.16924 Eles disseram a Jesus:
— Mestre, Moisés ensinou assim: “Se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar com a viúva, para terem filhos, que serão considerados filhos do irmão que morreu.”170 25 Acontece que havia entre nós sete irmãos. O mais velho casou e morreu sem deixar filhos. Assim, ele deixou a viúva para o segundo irmão.26 A mesma coisa aconteceu com este, e também com o terceiro, e, finalmente, com todos os sete.27 Depois de todos eles, a mulher…
| * | PROFETA 1) PROFETA, O O novo Moisés, o profeta prometido (Deuteronômio 18:15, 18). Pode ser aquele que deveria anunciar a vinda do Messias (Mateus 11:9–10) ou então o próprio Messias (João 1:21; 6:14). 2) PROFETA, PROFETISA Pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus. No Antigo Testamento, os profetas eram porta-vozes da mensagem que Deus lhes dava para anunciar (Jeremias 27:4; Amós 3:7). No Novo Testamento, o profeta falava baseado na revelação do Antigo Testamento e no testemunho dos apóstolos, edificando e fortalecendo assim a comunidade cristã (Atos 13:1; 21:9; 1Coríntios 12:28–29; 14:3; Efésios 4:11; 1Timóteo 4:14). João Batista (Mateus 11:9; 14:5; Lucas 1:76) e Jesus (Mateus 21:11, 46; Lucas 7:16; 24:19; João 9:17) também foram chamados de profetas. Havia falsos profetas que mentiam, afirmando que as mensagens deles vinham de Deus (Deuteronômio 18:20–22; Atos 13:6–12; 1João 4:1). 3) PROFETAS, OS Quando escrito com letra inicial maiúscula, maneira de os judeus se referirem à segunda divisão dos livros da Bíblia Hebraica (Mateus 5:17). Esses livros são os seguintes: Josué, Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas menores. Embora o nosso Antigo Testamento contenha os mesmos livros que estão na Bíblia Hebraica, a ordem em que eles estão colocados não é a mesma. |
| 160 | 21.5 Zc 9:9 |
| * | CAPA Roupa comprida, usada por cima das outras roupas (Mateus 5:40; ver MANTO). Nas quatro pontas da capa os israelitas costuravam pingentes a fim de lembrar que deviam ser fiéis a Deus (Números 15:37–41; Deuteronômio 22:12; Mateus 23:5, nota). |
| * | HOSANA Em aramaico, hosana quer dizer “salva agora”, que sãs as duas palavras iniciais de Salmos 118:25 (hoshia na, em hebraico). Com o tempo, essa oração passou a ser usada como expressão de louvor, com o sentido de “louvado seja Deus” (Marcos 11:9; ver também Salmos 118:25–26). |
| * | FILHO DE DAVI Título ou nome que os israelitas davam ao Messias que esperavam. Ele seria descendente de Davi e viria para ser rei como Davi tinha sido (Mateus 21:9). |
| 161 | 21.9 Sl 118:25–26 |
| * | ESCRITURAS, ESCRITURAS SAGRADAS Nomes dados ao conjunto dos livros sagrados dos judeus. Esses livros são conhecidos entre os cristãos pelo nome de Antigo Testamento (Marcos 12:24; João 5:39). |
| 162 | |
| * | MESTRE DA LEI Judeu erudito que era mestre das Escrituras hebraicas, especialmente dos livros da Lei de Moisés (ver LEI), os primeiros cinco livros da Bíblia. Os mestres da Lei esclareciam dúvidas sobre o que as Escrituras querem dizer, citando opiniões dos famosos mestres judeus do passado. Eram chamados de “Rabi”, palavra aramaica que quer dizer “Mestre”. |
| 163 | 21.16 Sl 8:2 (LXX) |
| 164 | |
| * | REINO, REINO DE DEUS, REINO DO CÉU O domínio de Deus sobre as pessoas e o mundo, tanto no presente como no futuro (Mateus 5:3; 12:28; Romanos 14:17). Às vezes também quer dizer a vida com Deus no céu (2Timóteo 4:18). |
| 165 | |
| * | PARÁBOLA Geralmente história curta ou comparação baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do Reino de Deus, ou de sabedoria ou moral (Mateus 13:3–23). |
| 166 | 21.33 Is 5:1–2 |
| 167 | 21.42 Sl 118:22–23 |
| * | |
| 168 | |
| s | 22.16 Partido formado de judeus que queriam que um dos descendentes do rei Herodes governasse, em vez do Governador romano. |
| * | LEI É um termo usado em vários sentidos, sendo que o sentido exato em cada passagem precisa ser buscado no contexto. 1) O termo é usado para qualquer “lei” de um grupo, religioso ou não (Êxodo 15:25; Ester 1:19; Atos 18:15). 2) O termo também significa uma regra, um princípio ou norma (Romanos 7:23). 3) Com muita freqüência, o termo é usado para designar o conjunto dos primeiros cinco livros do Antigo Testamento, o Pentateuco (Gálatas 4:21). Neste sentido, o termo geralmente aparece com inicial maiúscula. Várias vezes, outras expressões são usadas com este mesmo sentido, como “Lei de Moisés” (Mateus 5:17–18), “Lei do Senhor” (Lucas 2:23), “Livro da Lei” (João 1:45), “Livro de Moisés” (Marcos 12:26). Às vezes, este sentido engloba mais do que o Pentateuco, mesmo todo o Antigo Testamento (João 12:34). 4) Em outro uso, “lei” se refere a mandamentos, preceitos e regras da Aliança do Sinai, dados a Israel por intermédio de Moisés (Romanos 3:19–20; Gálatas 3:17–21). 5) Em outros contextos, “lei” pode até designar uma instrução geral ou toda a revelação de Deus (Salmos 1:2; 2Crônicas 17:9). |
| * | SADUCEU Membro de um pequeno mas poderoso grupo religioso dos judeus. Faziam parte deste grupo os sacerdotes e pessoas ricas e de influência de Jerusalém. Os saduceus baseavam os seus ensinamentos principalmente nos primeiros cinco livros do Antigo Testamento. Negavam a ressurreição, o juízo final e a existência de anjos e espíritos (Atos 23:8). Os saduceus não se davam com os fariseus, mas se uniram com eles para combater Jesus e os seus seguidores (ver FARISEU). |
| 169 | 22.23 At 23:8 |
| 170 | 22.24 Dt 25:5 |
Sign Up to Use Our
Free Bible Study Tools
|
By registering for an account, you agree to Logos’ Terms of Service and Privacy Policy.
|