The Future of Bible Study Is Here.
Matthew 11:1–12:50
Os mensageiros de João Batista Lucas 7:18–35
1 Quando acabou de dar essas ordens aos seus doze discípulos, Jesus saiu daquele lugar e foi ensinar e anunciar a sua mensagem nas cidades que ficavam perto dali.
2 João Batista estava na cadeia e, quando ouviu falar do que Cristo fazia, mandou que alguns dos seus discípulos3 fossem perguntar a ele:
— O senhor é aquele que ia chegari ou devemos esperar outro?
— Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo.5 Digam a ele que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o * evangelho.85 6 E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim!
7 Quando os discípulos de João foram embora, Jesus começou a dizer ao povo o seguinte a respeito de João:
— O que vocês foram ver no deserto? Um caniço sacudido pelo vento?8 O que foram ver? Um homem bem vestido? Ora, os que se vestem bem moram nos palácios!9 Então me digam: o que esperavam ver? Um * profeta? Sim. E eu afirmo que vocês viram muito mais do que um profeta.10 Porque João é aquele a respeito de quem as * Escrituras Sagradas dizem: “Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho.”86 11 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no * Reino do Céu é maior do que ele.12 Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo.13 Até o tempo de João, todos os * Profetas e a * Lei de Moisés falaram a respeito do Reino.87 14 E, se vocês querem crer na mensagem deles, João é Elias, que estava para vir.88 15 Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
16 — Mas com quem posso comparar as pessoas de hoje? São como crianças sentadas na praça. Um grupo grita para o outro:
17 “Nós tocamos músicas de casamento, mas vocês não dançaram!
Cantamos músicas de sepultamento, mas vocês não choraram!”
18 João Batista jejua e não bebe vinho, e todos dizem: “Ele está dominado por um demônio.”19 O * Filho do Homem come e bebe, e todos dizem: “Vejam! Este homem é comilão e beberrão! É amigo dos cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama.” Porém é pelos seus resultados que a sabedoria de Deus mostra que é verdadeira.
As cidades que não creram Lucas 10:13–15
20 Então Jesus começou a acusar as cidades onde tinha feito muitos milagres. Ele fez isso porque os seus moradores não haviam se arrependido dos seus pecados. Jesus disse:
21 — Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam vestido roupa feita de pano grosseiro e teriam jogado cinzas na cabeça!89 22 Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Tiro e de Sidom do que de vocês, Corazim e Betsaida.23 E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no * mundo dos mortos! Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje.90 24 Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Sodoma do que de você, Cafarnaum.91
Um convite de Jesus Lucas 10:21–22
25 Naquela ocasião Jesus disse:
— Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos!26 Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
27 — O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.92
28 — Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.29 Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.30 Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.
12 Jesus e o sábado Marcos 2:23–28; Lucas 6:1–5
1 Poucos dias depois, num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos estavam com fome e por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de trigo.932 Quando alguns * fariseus viram aquilo, disseram a Jesus:
— Veja! Os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa * Lei proíbe fazer no sábado!
— Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros estavam com fome?4 Davi entrou na casa de Deus, e ele e os seus companheiros comeram os pães oferecidos a Deus, embora isso fosse contra a Lei. Pois somente os sacerdotes tinham o direito de comer esses pães. 9495 5 Ou vocês não leram na Lei de Moisés que, nos sábados, os sacerdotes quebram a Lei, no Templo, e não são culpados?96 6 Eu afirmo a vocês que o que está aquij é mais importante do que o Templo.7 Se vocês soubessem o que as * Escrituras Sagradas querem dizer quando afirmam: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam * sacrifícios de animais”, vocês não condenariam os que não têm culpa.97 8 Pois o * Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.
Jesus e o homem da mão aleijada Marcos 3:1–6; Lucas 6:6–11
9 Jesus saiu dali e foi para uma * sinagoga.10 Estava ali um homem que tinha uma das mãos aleijada. Então algumas pessoas que queriam acusar Jesus de desobedecer à * Lei lhe perguntaram:
— É contra a nossa Lei curar no sábado?
— Se um de vocês tiver uma ovelha, e no sábado ela cair num buraco, será que ele não vai fazer tudo para tirá-la dali?98 12 Pois uma pessoa vale muito mais do que uma ovelha. Portanto, a nossa Lei permite ajudar os outros no sábado.
— Estenda a mão!
Ele estendeu, e ela sarou e ficou igual à outra.
14 Então os * fariseus que estavam ali saíram e começaram a fazer planos para matar Jesus.
15 Quando Jesus soube disso, foi embora dali, e muita gente o seguiu. Ele curou todos os que estavam doentes16 e mandou que não contassem nada a ninguém a respeito dele.17 Isso aconteceu para se cumprir o que o * profeta Isaías tinha dito:
18 “Disse Deus: Aqui está o meu * servo que escolhi,
aquele que amo e que dá muita alegria ao meu coração.
Eu porei nele o meu Espírito,
e ele anunciará o meu julgamento a todos os povos.
19 Não discutirá, nem gritará,
nem fará discursos nas ruas.
20 Não esmagará o galho que está quebrado,
nem apagará a luz que já está fraca.
Ele agirá assim até que a causa da justiça seja vitoriosa.
21 E todos os povos vão pôr nele a sua esperança.”99
O poder de Jesus para expulsar demônios Marcos 3:20–30; Lucas 11:14–23
22 Então levaram a Jesus um homem que era cego e mudo porque estava dominado por um demônio. Jesus o curou, e ele começou a ver e a falar. 23 A multidão ficou admirada e perguntava:
— Será que este homem é o * Filho de Davi?
24 Alguns * fariseus ouviram isso e responderam:
— É * Belzebu, o chefe dos demônios, quem dá poder a este homem para expulsar demônios.100
25 Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse:
— O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído. E a cidade ou a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída.26 Assim, se no reino de Satanás um grupo está combatendo contra outro, isso quer dizer que esse reino já está dividido e logo vai desaparecer.27 Vocês dizem que eu expulso demônios porque Belzebu me dá poder para fazer isso. Mas, se é assim, quem dá aos seguidores de vocês o poder para expulsar demônios? Assim, os seus próprios seguidores provam que vocês estão completamente enganados.28 Na verdade é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o * Reino de Deus já chegou até vocês.
29 — Ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar os seus bens, sem primeiro amarrá-lo. Somente assim essa pessoa poderá levar as coisas que ele tem em casa.
30 — Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.101 31 Por isso eu afirmo a vocês que as pessoas serão perdoadas por qualquer pecado ou * blasfêmia que disserem contra Deus. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.32 Se alguém disser alguma coisa contra o * Filho do Homem, será perdoado; mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem agora nem no futuro.102
A árvore e as suas frutas Lucas 6:43–45
33 — Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem uma árvore boa. Mas, se tiverem uma árvore que não presta, vocês terão frutas que não prestam. Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta.10334 Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio.10435 A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más.
36 — Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou.37 Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado.
O pedido de um milagre Marcos 8:11–12; Lucas 11:29–32
38 Então alguns * mestres da Lei e alguns * fariseus disseram a Jesus:
— Mestre, queremos ver o senhor fazer um milagre.105
— Como as pessoas de hoje são más e sem fé! Vocês estão me pedindo que faça um milagre, mas o milagre do * profeta Jonas é o único sinal que lhes será dado.106 40 Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o * Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra.107 41 No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês, pois eles se arrependeram dos seus pecados quando ouviram a pregação de Jonas. E eu afirmo que o que está aquil é mais importante do que Jonas.108 42 No Dia do Juízo a Rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para…
| i | 11.3 Isto é, o Messias prometido por Deus. |
| * | EVANGELHO A mensagem de salvação anunciada por Jesus Cristo e pelos apóstolos (Marcos 1:38; Romanos 1:15). “Evangelho” em grego quer dizer “boa notícia”. Evangelho é também o nome dado a cada um dos quatro primeiros livros do Novo Testamento. |
| 85 | |
| * | PROFETA 1) PROFETA, O O novo Moisés, o profeta prometido (Deuteronômio 18:15, 18). Pode ser aquele que deveria anunciar a vinda do Messias (Mateus 11:9–10) ou então o próprio Messias (João 1:21; 6:14). 2) PROFETA, PROFETISA Pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus. No Antigo Testamento, os profetas eram porta-vozes da mensagem que Deus lhes dava para anunciar (Jeremias 27:4; Amós 3:7). No Novo Testamento, o profeta falava baseado na revelação do Antigo Testamento e no testemunho dos apóstolos, edificando e fortalecendo assim a comunidade cristã (Atos 13:1; 21:9; 1Coríntios 12:28–29; 14:3; Efésios 4:11; 1Timóteo 4:14). João Batista (Mateus 11:9; 14:5; Lucas 1:76) e Jesus (Mateus 21:11, 46; Lucas 7:16; 24:19; João 9:17) também foram chamados de profetas. Havia falsos profetas que mentiam, afirmando que as mensagens deles vinham de Deus (Deuteronômio 18:20–22; Atos 13:6–12; 1João 4:1). 3) PROFETAS, OS Quando escrito com letra inicial maiúscula, maneira de os judeus se referirem à segunda divisão dos livros da Bíblia Hebraica (Mateus 5:17). Esses livros são os seguintes: Josué, Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas menores. Embora o nosso Antigo Testamento contenha os mesmos livros que estão na Bíblia Hebraica, a ordem em que eles estão colocados não é a mesma. |
| * | ESCRITURAS, ESCRITURAS SAGRADAS Nomes dados ao conjunto dos livros sagrados dos judeus. Esses livros são conhecidos entre os cristãos pelo nome de Antigo Testamento (Marcos 12:24; João 5:39). |
| 86 | 11.10 Ml 3:1 |
| * | REINO, REINO DE DEUS, REINO DO CÉU O domínio de Deus sobre as pessoas e o mundo, tanto no presente como no futuro (Mateus 5:3; 12:28; Romanos 14:17). Às vezes também quer dizer a vida com Deus no céu (2Timóteo 4:18). |
| * | LEI É um termo usado em vários sentidos, sendo que o sentido exato em cada passagem precisa ser buscado no contexto. 1) O termo é usado para qualquer “lei” de um grupo, religioso ou não (Êxodo 15:25; Ester 1:19; Atos 18:15). 2) O termo também significa uma regra, um princípio ou norma (Romanos 7:23). 3) Com muita freqüência, o termo é usado para designar o conjunto dos primeiros cinco livros do Antigo Testamento, o Pentateuco (Gálatas 4:21). Neste sentido, o termo geralmente aparece com inicial maiúscula. Várias vezes, outras expressões são usadas com este mesmo sentido, como “Lei de Moisés” (Mateus 5:17–18), “Lei do Senhor” (Lucas 2:23), “Livro da Lei” (João 1:45), “Livro de Moisés” (Marcos 12:26). Às vezes, este sentido engloba mais do que o Pentateuco, mesmo todo o Antigo Testamento (João 12:34). 4) Em outro uso, “lei” se refere a mandamentos, preceitos e regras da Aliança do Sinai, dados a Israel por intermédio de Moisés (Romanos 3:19–20; Gálatas 3:17–21). 5) Em outros contextos, “lei” pode até designar uma instrução geral ou toda a revelação de Deus (Salmos 1:2; 2Crônicas 17:9). |
| 87 | 11.12-13 Lc 16:16 |
| 88 | 11.14 Ml 4:5; Mt 17:10–13; Mc 9:11–13 |
| * | FILHO DO HOMEM Título que Jesus usava para si mesmo como o escolhido de Deus para ser o Salvador (Marcos 10:45). Esse título se refere à condição humilde de Jesus (Marcos 8:31; Lucas 9:58) e também à sua futura glória (Mateus 25:31; Marcos 8:38). |
| 89 | 11.21 Is 23:1–18; Ez 26:1–28:26; Jl 3:4–8; Am 1:9–10; Zc 9:2–4 |
| * | MUNDO DOS MORTOS De acordo com o pensamento dos israelitas antigos, um abismo escuro e silencioso situado nas profundezas da terra, para onde todas as pessoas iam depois de morrer (Salmos 6:5; 88:5, 10–12). |
| 90 | 11.23 a Is 14:13–15; b Gn 19:24–28 |
| 91 | |
| 92 | |
| 93 | 12.1 Dt 23:25 |
| * | |
| 94 | 12.3-4 1 Sm 21:1–6 |
| 95 | 12.4 Lv 24:9 |
| 96 | 12.5 Nm 28:9–10 |
| j | 12.6 Isto é, o Reino de Deus, anunciado por Jesus. |
| * | SACRIFÍCIO Animal, cereal ou bebida oferecidos a Deus como parte do ato de adoração (Levítico 5:15; 6:14; 23:13). |
| 97 | |
| * | SINAGOGA Casa de oração dos judeus, que começou a existir provavelmente durante o cativeiro. As sinagogas se espalharam pelo mundo bíblico. Nelas adultos e crianças adoravam a Deus, oravam e estudavam as Escrituras (Lucas 4:16–30). A mensagem cristã se espalhou entre os judeus por meio das sinagogas (Atos 13:13–15), cuja organização e forma de culto foram imitadas pelas igrejas cristãs. |
| 98 | 12.11 Lc 14:5 |
| * | SERVO Pessoa que presta culto e obedece a Deus ou a Jesus Cristo (Gálatas 1:10). No Novo Testamento Jesus Cristo é chamado de “o Servo”, por sua vida de perfeita obediência ao Pai, em benefício da humanidade (Mateus 12:18; Atos 3:13; 4:27). |
| 99 | 12.18-21 Is 42:1–4 (LXX) |
| * | FILHO DE DAVI Título ou nome que os israelitas davam ao Messias que esperavam. Ele seria descendente de Davi e viria para ser rei como Davi tinha sido (Mateus 21:9). |
| * | BELZEBU Nome dado ao Diabo como chefe dos espíritos maus (Mateus 12:24). |
| 100 | |
| 101 | 12.30 Mc 9:40 |
| * | BLASFEMAR, BLASFÊMIA Dizer palavras ofensivas, isto é, blasfêmias contra Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo ou contra qualquer coisa sagrada (Salmos 10:3; Mateus 12:31). Também está blasfemando quem diz ter direitos ou poderes que pertencem somente a Deus (Mateus 9:3; 1Timóteo 1:20). |
| 102 | 12.32 Lc 12:10 |
| 103 | 12.33 Mt 7:20 |
| 104 | |
| * | MESTRE DA LEI Judeu erudito que era mestre das Escrituras hebraicas, especialmente dos livros da Lei de Moisés (ver LEI), os primeiros cinco livros da Bíblia. Os mestres da Lei esclareciam dúvidas sobre o que as Escrituras querem dizer, citando opiniões dos famosos mestres judeus do passado. Eram chamados de “Rabi”, palavra aramaica que quer dizer “Mestre”. |
| 105 | |
| 106 | 12.39 Mt 16:4 |
| 107 | 12.40 Jn 1:17 |
| l | 12.41 Isto é, o Reino de Deus, anunciado por Jesus. |
| 108 | 12.41 Jn 3:5 |
Sign Up to Use Our
Free Bible Study Tools
|
By registering for an account, you agree to Logos’ Terms of Service and Privacy Policy.
|