The Future of Bible Study Is Here.
Matthew 24:1–25:46
Jesus fala da destruição do Templo Marcos 13:1–2; Lucas 21:5–6
1 Jesus saiu do pátio do Templo, e, quando já estava indo embora, os seus discípulos chegaram perto dele e chamaram a sua atenção para os edifícios do Templo. 2 Então ele disse:
— Vocês estão vendo tudo isso? Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: aqui não ficará uma pedra em cima da outra; tudo será destruído!
Sofrimento e perseguições Marcos 13:3–13; Lucas 21:7–19
3 Jesus estava sentado no monte das Oliveiras. Então os discípulos chegaram perto dele e lhe perguntaram em particular:
— Conte para nós quando é que isso vai acontecer. Que sinal haverá para mostrar que chegou o tempo de o senhor voltar e de tudo acabar?
— Tomem cuidado para que ninguém engane vocês.5 Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: “Eu sou o * Messias!” E enganarão muitas pessoas.6 Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas ou notícias de guerras. Tudo isso vai acontecer, mas ainda não será o fim.7 Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá falta de alimentos e tremores de terra.8 Essas coisas serão como as primeiras dores de parto.
9 — Depois vocês serão presos e entregues para serem maltratados e vocês serão mortos. Todos os odiarão por serem meus seguidores.185 10 Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros.11 Então muitos falsos * profetas aparecerão e enganarão muita gente.12 A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará;13 mas quem ficar firme até o fim será salvo.186 14 E a boa notícia sobre o * Reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então virá o fim.
O grande sofrimento Marcos 13:14–23; Lucas 21:20–24
15 E Jesus continuou:
— Vocês verão no * Lugar Santo “o grande terror”, de que falou o * profeta Daniel. (Que o leitor entenda o que isso quer dizer!) 187 16 Então, os que estiverem na região da Judéia, que fujam para os montes.17 Quem estiver em cima da sua casa, no terraço, que fuja logo e não entre para pegar as suas coisas.18 E quem estiver no campo, que não volte para casa a fim de buscar as suas roupas.188 19 Ai das mulheres grávidas e das mães com criancinhas naqueles dias!20 Orem a Deus para que vocês não tenham de fugir no inverno ou no sábadou .21 Porque naqueles dias haverá um sofrimento tão grande como nunca houve desde que Deus criou o mundo; e nunca mais acontecerá uma coisa igual.189 22 Porém Deus diminuiu esse tempo de sofrimento. Se não fosse assim, ninguém seria salvo. Mas, por causa do povo que Deus escolheu para salvar, esse tempo será diminuído.
23 — Portanto, se alguém disser para vocês: “Vejam! O * Messias está aqui” ou “O Messias está ali”, não acreditem.24 Porque aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível, até o povo escolhido de Deus.25 Prestem atenção! Eu estou lhes dizendo tudo isso, antes que aconteça.
26 — E, se disserem: “Vejam! Ele está no deserto”, não vão lá. Ou ainda: “Vejam! Ele está escondido aqui”, não acreditem.27 Porque, assim como o relâmpago risca o céu, do nascente até o poente, assim será a vinda do * Filho do Homem.190
28 — Onde estiver o corpo de um morto, aí se ajuntarão os urubus.191
A vinda do Filho do Homem Marcos 13:24–27; Lucas 21:25–28
29 Jesus disse:
— Depois daqueles dias de sofrimento, o sol ficará escuro, e a lua não brilhará mais. As estrelas cairão do céu, e os poderes do espaçov serão abalados.192 30 Então o sinal do * Filho do Homem aparecerá no céu. Todos os povos da terra chorarão e verão o Filho do Homem descendo nas nuvens, com poder e grande * glória.193 31 A grande trombeta tocará, e ele mandará os seus anjos para os quatro cantos da terra. E os anjos reunirão os escolhidos de Deus de um lado do mundo até o outro.
A lição da figueira Marcos 13:28–31; Lucas 21:29–33
32 Jesus disse ainda:
— Aprendam a lição que a figueira ensina. Quando os seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que está chegando o verão.33 Assim também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o tempo está perto, pronto para começar.34 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos.35 O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.
O dia e a hora Marcos 13:32–37; Lucas 17:20–37
36 Jesus continuou, dizendo:
— Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai.37 A vinda do * Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé.194 38 Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca.39 Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem.195
40 — Naquele dia dois homens estarão trabalhando na fazenda: um será levado, e o outro, deixado.41 Duas mulheres estarão no moinho moendo trigo: uma será levada, e a outra, deixada.42 Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor.43 Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.44 Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.196
O empregado fiel e o empregado infiel Lucas 12:41–48
45 Jesus disse ainda:
— Sabemos que é o empregado fiel e inteligente que o patrão encarrega de tomar conta dos outros empregados, para dar a eles os mantimentos no tempo certo.46 Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar!47 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade.48 Mas, se o empregado for mau, pensará assim: “O meu patrão está demorando muito para voltar.”49 Então começará a bater nos seus companheiros, e a comer, e a beber com os bêbados.50 E o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe.51 Aí o patrão mandará cortar o empregado em pedaços e o condenará a ir para o lugar aonde os hipócritas vão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.
1 Jesus disse:
— Naquele dia o * Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo x .197 2 Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas.3 As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva.4 As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas.5 Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
6 — À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!”
7 — Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas.8 Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.”
9 — “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”
10 — Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.
11 — Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!”
12 — O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!”198
— Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.
Os três empregados Lucas 19:11–27
14 Jesus continuou:
— O * Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade.15 E lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu quinhentas moedas de ouro; ao segundo deu duzentas; e ao terceiro deu cem. Então foi viajar.16 O empregado que tinha recebido quinhentas moedas saiu logo, fez negócios com o dinheiro e conseguiu outras quinhentas.17 Do mesmo modo, o que havia recebido duzentas moedas conseguiu outras duzentas.18 Mas o que tinha recebido cem moedas saiu, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do patrão.
19 — Depois de muito tempo, o patrão voltou e fez um acerto de contas com eles.20 O empregado que havia recebido quinhentas moedas chegou e entregou mais quinhentas, dizendo: “O senhor me deu quinhentas moedas. Veja! Aqui estão mais quinhentas que consegui ganhar.”
21 — “Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!”
22 — Então o empregado que havia recebido duzentas moedas chegou e disse: “O senhor me deu duzentas moedas. Veja! Aqui estão mais duzentas que consegui ganhar.”
23 — “Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!”
24 — Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.25 Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro.”
26 — “Empregado mau e preguiçoso!”, disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei.27 Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros.”
— Depois virou-se para os outros empregados e disse:28 “Tirem dele o dinheiro e dêem ao que tem mil moedas.29 Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele.199 30 E joguem fora, na escuridão, o empregado inútil. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.”200
31 Jesus terminou, dizendo:
— Quando o * Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real.201 32 Todos os povos da terra se…
| * | |
| 185 | 24.9 Mt 10:22 |
| * | PROFETA 1) PROFETA, O O novo Moisés, o profeta prometido (Deuteronômio 18:15, 18). Pode ser aquele que deveria anunciar a vinda do Messias (Mateus 11:9–10) ou então o próprio Messias (João 1:21; 6:14). 2) PROFETA, PROFETISA Pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus. No Antigo Testamento, os profetas eram porta-vozes da mensagem que Deus lhes dava para anunciar (Jeremias 27:4; Amós 3:7). No Novo Testamento, o profeta falava baseado na revelação do Antigo Testamento e no testemunho dos apóstolos, edificando e fortalecendo assim a comunidade cristã (Atos 13:1; 21:9; 1Coríntios 12:28–29; 14:3; Efésios 4:11; 1Timóteo 4:14). João Batista (Mateus 11:9; 14:5; Lucas 1:76) e Jesus (Mateus 21:11, 46; Lucas 7:16; 24:19; João 9:17) também foram chamados de profetas. Havia falsos profetas que mentiam, afirmando que as mensagens deles vinham de Deus (Deuteronômio 18:20–22; Atos 13:6–12; 1João 4:1). 3) PROFETAS, OS Quando escrito com letra inicial maiúscula, maneira de os judeus se referirem à segunda divisão dos livros da Bíblia Hebraica (Mateus 5:17). Esses livros são os seguintes: Josué, Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas menores. Embora o nosso Antigo Testamento contenha os mesmos livros que estão na Bíblia Hebraica, a ordem em que eles estão colocados não é a mesma. |
| 186 | 24.13 Mt 10:22 |
| * | REINO, REINO DE DEUS, REINO DO CÉU O domínio de Deus sobre as pessoas e o mundo, tanto no presente como no futuro (Mateus 5:3; 12:28; Romanos 14:17). Às vezes também quer dizer a vida com Deus no céu (2Timóteo 4:18). |
| * | LUGAR SANTO A parte da Tenda da Presença de Deus e do Templo em que ficavam a mesa dos pães oferecidos a Deus, o candelabro e o altar sobre o qual os sacerdotes ofereciam incenso todos os dias. (Hebreus 9:2; ver LUGAR SANTÍSSIMO). |
| 187 | |
| 188 | 24.17-18 Lc 17:31 |
| u | 24.20 Nesse dia, segundo a Lei de Moisés, era proibido caminhar mais do que um quilômetro. |
| 189 | |
| * | FILHO DO HOMEM Título que Jesus usava para si mesmo como o escolhido de Deus para ser o Salvador (Marcos 10:45). Esse título se refere à condição humilde de Jesus (Marcos 8:31; Lucas 9:58) e também à sua futura glória (Mateus 25:31; Marcos 8:38). |
| 190 | 24.26-27 Lc 17:23–24 |
| 191 | 24.28 Lc 17:37 |
| v | 24.29 Isto é, as estrelas e os planetas, que, de acordo com o pensamento daquele tempo, eram governados por seres espirituais. |
| 192 | |
| * | GLÓRIA 1) Honra ou louvor dado a coisas (Isaías 13:19; Apocalipse 18:7), a pessoas (Lucas 2:32) ou a Deus (Lucas 2:14). 2) A majestade e o brilho que acompanham a revelação da presença e do poder de Deus (Salmos 19:1; Ezequiel 1:28; Mateus 16:27) e de Jesus (Lucas 9:32). 3) O novo corpo ressuscitado, espiritual e imortal, em que os salvos serão transformados e o lugar onde eles viverão (Colossenses 3:4). |
| 193 | 24.30 Dn 7:13; Zc 12:10–14; Ap 1:7 |
| 194 | 24.37 Gn 6:5–8 |
| 195 | 24.39 Gn 7:6–24 |
| 196 | 24.43-44 Lc 12:39–40 |
| x | 25.1 Enquanto o noivo estava indo para a casa da noiva a fim de trazê-la para a sua casa, as moças ficavam esperando à porta da casa do pai dele, onde seria realizada a festa do casamento. |
| 197 | 25.1 Lc 12:35 |
| 198 | 25.11-12 Lc 13:25 |
| 199 | |
| 200 | |
| 201 |
Sign Up to Use Our
Free Bible Study Tools
|
By registering for an account, you agree to Logos’ Terms of Service and Privacy Policy.
|