The Future of Bible Study Is Here.
Matthew 13:53–17:27
Jesus em Nazaré Marcos 6:1–6; Lucas 4:16–30
53 Quando Jesus acabou de contar essas * parábolas, saiu dali54 e voltou para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. Ele ensinava na * sinagoga, e os que o ouviam ficavam admirados e perguntavam:
— De onde vêm a sabedoria dele e o poder que ele tem para fazer milagres?55 Por acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas?56 Todas as suas irmãs não moram aqui? De onde é que ele consegue tudo isso?
57 Por isso ficaram desiludidos com ele. Mas Jesus disse:
— Um * profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra e na sua casa.115
58 Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé.
14 A morte de João Batista Marcos 6:14–29; Lucas 9:7–9
1 Naquele tempo Herodes, o governador da Galiléia, ouviu falar a respeito de Jesus. 2 Então ele disse aos seus funcionários:
— Esse homem é João Batista, que foi ressuscitado. Por isso esse homem tem poder para fazer milagres.
3 Pois Herodes tinha mandado prender João, amarrar as suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, esposa do seu irmão Filipe.4 Pois João Batista tinha dito muitas vezes a Herodes: “Pela nossa * Lei você é proibido de casar com Herodias!”116117
5 Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo, pois eles achavam que João era * profeta.6 No dia do aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e ele gostou tanto,7 que prometeu à moça:
— Juro que darei tudo o que você me pedir!
8 Seguindo o conselho da sua mãe, ela pediu:
— Quero a cabeça de João Batista num prato, agora mesmo!
9 O reio Herodes ficou triste, mas, por causa do juramento que havia feito na frente dos convidados, ordenou que o pedido da moça fosse atendido.10 E mandou que cortassem a cabeça de João Batista, na cadeia.11 Aí trouxeram a cabeça num prato, entregaram para a moça, e ela a levou para a sua mãe.12 Então os discípulos de João vieram, levaram o corpo dele e o sepultaram. Depois foram contar isso a Jesus.
Jesus alimenta uma multidão Marcos 6:30–44; Lucas 9:10–17; João 6:1–14
13 Ao saber o que havia acontecido, Jesus saiu dali num barco e foi sozinho para um lugar deserto. Mas as multidões souberam onde ele estava, vieram dos seus povoados e o seguiram por terra. 14 Quando Jesus saiu do barco e viu aquela grande multidão, ficou com muita pena deles e curou os doentes que estavam ali.
15 De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:
— Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande essa gente embora, a fim de que vão aos povoados e comprem alguma coisa para comer.
— Eles não precisam ir embora. Dêem vocês mesmos comida a eles.
— Só temos aqui cinco pães e dois peixes.
18 — Pois tragam para mim! — disse Jesus.
19 Então mandou o povo sentar-se na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Partiu os pães, entregou-os aos discípulos, e estes distribuíram ao povo.20 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram.21 Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.
Jesus anda em cima da água Marcos 6:45–52; João 6:15–21
22 Logo depois, Jesus ordenou aos discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o lado oeste do lago, enquanto ele mandava o povo embora. 23 Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, ele estava ali, sozinho. 24 Naquele momento o barco já estava no meio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprava contra ele. 25 Já de madrugada, entre as três e as seis horas, Jesus foi até lá, andando em cima da água. 26 Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram:
— É um fantasma!
E gritaram de medo.27 Nesse instante Jesus disse:
— Coragem! Sou eu! Não tenham medo!
— Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está.
29 — Venha! — respondeu Jesus.
Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus.30 Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou:
— Socorro, Senhor!
31 Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse:
— Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?
32 Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou.33 E os discípulos adoraram Jesus, dizendo:
— De fato, o senhor é o Filho de Deus!
Jesus cura em Genesaré Marcos 6:53–56
34 Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré. 35 Ali o povo reconheceu Jesus e avisou todos os doentes das regiões vizinhas. Então muitas pessoas levaram doentes a ele, 36 pedindo que deixasse que os doentes pelo menos tocassem na barra da sua roupa. E todos os que tocavam nela ficavam curados.
15 Jesus e a tradição dos judeus Marcos 7:1–13
1 Então alguns * fariseus e alguns * mestres da Lei vieram de Jerusalém para falar com Jesus e lhe perguntaram:
2 — Por que é que os seus discípulos comem sem lavar as mãos, desobedecendo assim aos ensinamentos que recebemos dos antigos?
— E por que é que vocês desobedecem ao mandamento de Deus e seguem os seus próprios ensinamentos?4 Pois Deus disse: “Respeite o seu pai e a sua mãe!” E disse também: “Que seja morto aquele que amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe!”118 5 Mas vocês ensinam que, se alguém tem alguma coisa que poderia usar para ajudar os seus pais, em sinal de respeito, mas diz: “Eu dediquei isto a Deus”,6 então não precisa ajudar os seus pais. Assim vocês desprezam a mensagem de Deus para seguir os seus próprios ensinamentos.7 Hipócritas! Isaías estava certo quando disse a respeito de vocês o seguinte:
Este povo com a sua boca diz que me respeita,
mas na verdade o seu coração está longe de mim.
9 A adoração deste povo é inútil,
pois eles ensinam * leis humanas como se fossem meus mandamentos.”119
Jesus fala sobre a impureza Marcos 7:14–23
10 Jesus chamou a multidão e disse:
— Escutem e entendam!11 Não é o que entra pela boca que faz com que alguém fique * impuro. Pelo contrário, o que sai da boca é que pode tornar a pessoa impura.
12 Então os discípulos chegaram perto dele e disseram:
— Sabe que os * fariseus ficaram escandalizados com o que o senhor disse?
— Toda planta que o meu Pai, que está no céu, não plantou será arrancada.14 Não se preocupem com os fariseus. São guias cegos. E, quando um cego guia outro, os dois acabam caindo num buraco.120
— Explique para nós aquilo que o senhor disse antes.
— Vocês também ainda não entenderam?17 O que entra pela boca vai para o estômago e depois sai do corpo.18 Mas o que sai da boca vem do coração. É isso que faz com que a pessoa fique impura.121 19 Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias.20 São essas coisas que fazem com que alguém fique impuro. Mas comer sem lavar as mãos não torna ninguém impuro.
A mulher estrangeira Marcos 7:24–30
21 Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidomp .22 Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou:
— Senhor, * Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio!
23 Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram:
— Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho!
— Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.
25 Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse:
— Senhor, me ajude!
— Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.
27 — Sim, senhor, — respondeu a mulher — mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos.
28 — Mulher, você tem muita fé! — disse Jesus. — Que seja feito o que você quer!
E naquele momento a filha dela ficou curada.
29 Jesus saiu dali e foi até o lago da Galiléia. Depois subiu um monte e sentou-se ali. 30 E foram até Jesus grandes multidões levando coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes, que eram colocados aos seus pés. E ele curou todos. 31 O povo ficou admirado quando viu que os mudos falavam, os aleijados estavam curados, os coxos andavam e os cegos enxergavam. E todo o povo louvou ao Deus de Israel.
Jesus alimenta outra multidão Marcos 8:1–10
32 Jesus chamou os seus discípulos e disse:
— Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho.
— Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente?
34 — Quantos pães vocês têm? — perguntou Jesus.
— Sete pães e alguns peixinhos! — responderam eles.
35 Aí Jesus mandou o povo sentar-se no chão.36 Depois pegou os sete pães e os peixes e deu graças a Deus. Então os partiu e os entregou aos discípulos, e eles os distribuíram ao povo.37 Todos comeram e ficaram satisfeitos; e os discípulos ainda encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.38 Os que comeram foram quatro mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.
39 Então Jesus mandou o povo embora, subiu no barco e foi para a região de Magadã q .
16 O pedido de um milagre Marcos 8:11–13; Lucas 12:54–56
1 Alguns * fariseus e alguns * saduceus foram falar com Jesus. Eles queriam alguma prova contra ele e por isso pediram que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha mesmo de Deus.1222 Mas Jesus respondeu:
— De tardinha, vocês dizem: “Vamos ter bom tempo porque o céu está vermelho.”3 E, de manhã, cedo, dizem: “Vai chover porque o céu está vermelho-escuro.” Olhando o céu, vocês sabem como vai ser o tempo. E como é que não sabem explicar o que querem dizer os sinais desta época?4 Como o povo de hoje é mau e sem fé!…
| * | PARÁBOLA Geralmente história curta ou comparação baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do Reino de Deus, ou de sabedoria ou moral (Mateus 13:3–23). |
| * | SINAGOGA Casa de oração dos judeus, que começou a existir provavelmente durante o cativeiro. As sinagogas se espalharam pelo mundo bíblico. Nelas adultos e crianças adoravam a Deus, oravam e estudavam as Escrituras (Lucas 4:16–30). A mensagem cristã se espalhou entre os judeus por meio das sinagogas (Atos 13:13–15), cuja organização e forma de culto foram imitadas pelas igrejas cristãs. |
| * | PROFETA 1) PROFETA, O O novo Moisés, o profeta prometido (Deuteronômio 18:15, 18). Pode ser aquele que deveria anunciar a vinda do Messias (Mateus 11:9–10) ou então o próprio Messias (João 1:21; 6:14). 2) PROFETA, PROFETISA Pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus. No Antigo Testamento, os profetas eram porta-vozes da mensagem que Deus lhes dava para anunciar (Jeremias 27:4; Amós 3:7). No Novo Testamento, o profeta falava baseado na revelação do Antigo Testamento e no testemunho dos apóstolos, edificando e fortalecendo assim a comunidade cristã (Atos 13:1; 21:9; 1Coríntios 12:28–29; 14:3; Efésios 4:11; 1Timóteo 4:14). João Batista (Mateus 11:9; 14:5; Lucas 1:76) e Jesus (Mateus 21:11, 46; Lucas 7:16; 24:19; João 9:17) também foram chamados de profetas. Havia falsos profetas que mentiam, afirmando que as mensagens deles vinham de Deus (Deuteronômio 18:20–22; Atos 13:6–12; 1João 4:1). 3) PROFETAS, OS Quando escrito com letra inicial maiúscula, maneira de os judeus se referirem à segunda divisão dos livros da Bíblia Hebraica (Mateus 5:17). Esses livros são os seguintes: Josué, Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel e os doze profetas menores. Embora o nosso Antigo Testamento contenha os mesmos livros que estão na Bíblia Hebraica, a ordem em que eles estão colocados não é a mesma. |
| 115 | 13.57 Jo 4:44 |
| * | LEI É um termo usado em vários sentidos, sendo que o sentido exato em cada passagem precisa ser buscado no contexto. 1) O termo é usado para qualquer “lei” de um grupo, religioso ou não (Êxodo 15:25; Ester 1:19; Atos 18:15). 2) O termo também significa uma regra, um princípio ou norma (Romanos 7:23). 3) Com muita freqüência, o termo é usado para designar o conjunto dos primeiros cinco livros do Antigo Testamento, o Pentateuco (Gálatas 4:21). Neste sentido, o termo geralmente aparece com inicial maiúscula. Várias vezes, outras expressões são usadas com este mesmo sentido, como “Lei de Moisés” (Mateus 5:17–18), “Lei do Senhor” (Lucas 2:23), “Livro da Lei” (João 1:45), “Livro de Moisés” (Marcos 12:26). Às vezes, este sentido engloba mais do que o Pentateuco, mesmo todo o Antigo Testamento (João 12:34). 4) Em outro uso, “lei” se refere a mandamentos, preceitos e regras da Aliança do Sinai, dados a Israel por intermédio de Moisés (Romanos 3:19–20; Gálatas 3:17–21). 5) Em outros contextos, “lei” pode até designar uma instrução geral ou toda a revelação de Deus (Salmos 1:2; 2Crônicas 17:9). |
| 116 | 14.3-4 Lc 3:19–20 |
| 117 | |
| o | 14.9 Título de honra dado a Herodes (ver Mateus 14:1). |
| * | |
| * | MESTRE DA LEI Judeu erudito que era mestre das Escrituras hebraicas, especialmente dos livros da Lei de Moisés (ver LEI), os primeiros cinco livros da Bíblia. Os mestres da Lei esclareciam dúvidas sobre o que as Escrituras querem dizer, citando opiniões dos famosos mestres judeus do passado. Eram chamados de “Rabi”, palavra aramaica que quer dizer “Mestre”. |
| 118 | |
| 119 | 15.8-9 Is 29:13 (LXX) |
| * | IMPURO 1) Objeto, lugar ou pessoa que, por estarem cerimonialmente sujos, não podiam ser usados no culto de adoração a Deus ou não podiam tomar parte nele. A impureza ritual podia ser resultado, por exemplo, de contato com sangue, com o corpo de um morto, ou com um alimento proibido (Levítico 13–14; 15:19; ver PURIFICAÇÃO). 2) Animal ou ave que não podiam ser comidos (Levítico 11; Atos 10:14). |
| 120 | 15.14 Lc 6:39 |
| 121 | 15.18 Mt 12:34 |
| p | 15.21 Tiro e Sidom eram cidades que ficavam no litoral do mar Mediterrâneo, fora da terra de Israel. |
| * | FILHO DE DAVI Título ou nome que os israelitas davam ao Messias que esperavam. Ele seria descendente de Davi e viria para ser rei como Davi tinha sido (Mateus 21:9). |
| q | 15.39 Lugar desconhecido; muitos manuscritos trazem Magdala. |
| * | SADUCEU Membro de um pequeno mas poderoso grupo religioso dos judeus. Faziam parte deste grupo os sacerdotes e pessoas ricas e de influência de Jerusalém. Os saduceus baseavam os seus ensinamentos principalmente nos primeiros cinco livros do Antigo Testamento. Negavam a ressurreição, o juízo final e a existência de anjos e espíritos (Atos 23:8). Os saduceus não se davam com os fariseus, mas se uniram com eles para combater Jesus e os seus seguidores (ver FARISEU). |
| 122 |
Sign Up to Use Our
Free Bible Study Tools
|
By registering for an account, you agree to Logos’ Terms of Service and Privacy Policy.
|